Dia Arciprestal do Catequista 2012-2013

14-07-2013 12:42

No passado dia 13 de julho, cerca de centena e meia de catequistas do Arciprestado de Esposende tiveram um encontro que assinalou o encerramento do ano pastoral catequético. Teve lugar na paróquia de Vila Chã, mais precisamente no espaço envolvente à Capela de S. Lourenço.

Por volta das 9h30, depois do acolhimento, os catequistas das diferentes paróquias iniciaram a oração da manhã, orientada pelo Pe. José António, assistente da Equipa Arciprestal. Em seguida, e tal como constava do programa, a Equipa Arciprestal convidou os catequistas para uma visita ao Centro Interpretativo e ao Castro de S. Lourenço. Depois de dividir os catequistas por diferentes grupos, iniciou-se a visita guiada que pretendia  dar a conhecer o património cultural e religioso daquele local.

Já no final da manhã decorreu a Celebração da Palavra, tendo vários catequistas de diferentes paróquias participado na representação do número 13 da Carta Apostólica do Ano da Fé Porta Fidei. Seguidamente, o Pe. José António, depois da leitura do Evangelho, refletiu sobre o ano pastoral que findava e a missão dos catequistas. No final, os catequistas presentes de cada paróquia rezaram preces de agradecimento.

Por último, e antes do almoço partilhado, a Equipa Arciprestal entregou uma pequena lembrança e agradeceu os três últimos anos após ter assumido a responsabilidade de a integrar. Um agradecimento aos sacerdotes do arciprestado pela confiança; aos dois sacerdotes que assistiram a Equipa pela colaboração; e a todos os coordenadores e catequistas do arciprestado pela sua entrega e disponibilidade. Por seu turno, o Pe José António também agradeceu à Equipa Arciprestal e aos catequistas presentes pela sua disponibilidade e presença.