Antas

Antas  é uma freguesia portuguesa do concelho de Esposende, com 7,7 km² de área e 2221 habitantes (2011). Densidade: 288,4 hab/km².

O seu santo padroeiro é São Paio e celebra-se a sua festa no dia 26 de Junho. Logo de seguida, no início do mês de Julho, é celebrada a festa de Nossa Senhora das Vitórias.[1] Em suma, sobre as festas e romarias, a festa de Nossa Senhora das Vitórias é celebrada no primeiro primeiro fim de semana de julho e no primeiro fim de semana do mês de setembro celebra-se a festa de Santa Tecla tendo como grande atração o famoso concurso de pesca. O Rio Neiva, que corre nos limites desta freguesia, é a fronteira entre o Distrito de Viana do Castelo e o Distrito de Braga. Desagua na foz de Antas e marca o começo da Paisagem Protegida do Litoral de Esposende.

Como principais vias de acesso apresenta a EN13 (Porto-Viana) e a A28. Apresenta também uma zona industrial com várias empresas de destaque regional. Pode-se afirmar que é uma aldeia empreendedora pois, a nível de turismo, apresenta casas de turismo rural e bons restaurantes para os grandes apreciadores de gastronomia minhota.

É uma aldeia privilegiada porque tem características naturais muito ricas. É banhada pelo mar e rio para além de ter uma basta área florestal. É uma freguesia com um forte movimento associativo, tendo assim várias associações, nomeadamente: Banda de Música, Grupo de Zés Preiras, Grupo de Cantares e Dançares de Antas, Antas Futebol Clube, GRASSA, Associação de Defesa do Ambiente Rio Neiva, Grupo de Caça e Pesca de Antas, Jovens em Caminhada e Pastoral da Família.

Fonte: http://pt.wikipedia.org

 

Pároco: P. Manuel de Brito Ferreira

            Residência Paroquial

            4740-014 ANTAS EPS

             Tel.: 253871438

            email: pe.brito@sapo.pt