Marinhas

Marinhas  — É uma freguesia portuguesa do concelho de Esposende, com 11,72 km² de área e 6 193 habitantes (2011). Densidade: 528,4 hab/km². Marinhas constitui juntamente com as freguesias de Esposende e Gandra a cidade de Esposende.

Confina a Norte com S. Bartolomeu do Mar, Nascente com Vila Chã, Sul com Palmeira de Faro, Gandra e Esposende e a Poente com o Oceano Atlântico. A sua área territorial, com os 1172 ha, a maior freguesia do concelho, inclui já uma parte que se mistura nitidamente com o teccido urbano da cidade de Esposende.

O nome Marinhas advém do facto de, pelo menos em épocas mediévicas, se ter explorado o sal. No entanto, a primeira documentação conhecida para esta freguesia não a mensiona com este designação mas sim «Michahele de Cepanes».

Duas das capelas mais importantes são a da senhora da Saúde, no lugar de Outeiro, mandada construir em 1849 e reedificada em 1889, e a da Senhora das Neves, bem mais antiga, situada no lugar de Rio de Moinhos. Esta última possui altares em estilo renascença.

Fonte: http://pt.wikipedia.org

Pároco: P. Avelino Marques Peres Filipe

            R. Conde Madimba, 2

            4740-572 MARINHAS ESP

            email: avelinoperesfilipe@gmail.com

             Telef.: 253961391